Um grupo de pesquisadores interessados no estudo do efeito da paisagem na diversidade genética em populações de marsupiais Caluromys philander considerou duas paisagens distintas: uma contínua (Pontos 1 e 2) e outra fragmentada (Fragmentos 1 e 2), que foi desmatada para o plantio de soja. Coletaram amostras de tecidos de dez indivíduos em cada paisagem e extraíram o DNA, verificando a variabilidade genética, como apresentado no quadro.
Com base nos resultados, qual é a estratégia eficiente no manejo e na conservação dessa espécie?
A) Realização da fragmentação do hábitat.
B) Criação de barreiras de redução do fluxo gênico.
C) Manutenção da conectividade entre os fragmentos.
D) Diminuição da dispersão de indivíduos entre diferentes populações.
E) Manutenção do acasalamento entre indivíduos aparentados dentro das populações.
Solução
Com base no quadro, é possível notar que os indivíduos coletados em paisagens fragmentadas apresentaram menor diversidade genética quando comparados com aqueles coletados em paisagens contínuas. A diversidade genética desempenha um papel importante no manejo e conservação das espécies, pois indivíduos com maior variabilidade genética têm maior capacidade de resistir às mudanças ambientais.
Portanto, a estratégia ideal entre as opções seria a manutenção da conectividade entre os fragmentos. Essa medida possibilitaria a continuidade dos fragmentos de paisagem, facilitando o fluxo gênico entre as populações e promovendo a manutenção da diversidade genética. As outras alternativas tendem a diminuir a diversidade genética, o que poderia comprometer a conservação das espécies a longo prazo.
Alternativa C