Uma escola iniciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou:
1) Sensibilizar a comunidade escolar, desenvolvendo atividades em sala e extraclasse de maneira contínua;
2) capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e
3) distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas, pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.
Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?
A) Realizar campanhas educativas de sensibilização em bairros vizinhos para fortalecer a coleta seletiva.
B) Filmar parceria com a prefeitura ou cooperativa de catadores para recolhimento dos materiais recicláveis e destinação apropriada.
C) Organizar visitas ao lixão ou aterro local para identificar aspectos importantes sobre a disposição final do lixo.
D) Divulgar na rádio local, no local impresso e nas redes sociais que a escola está realizando a coleta seletiva.
E) Colocar recipientes coletores de lixo reciclável fora da escola para entrega voluntária pela população.
Solução
Para completar a proposta de implantação da coleta seletiva e o destino adequado dos materiais recicláveis, é preciso garantir que os materiais coletados sejam recolhidos e encaminhados à reciclagem, assegurando, assim, que o ciclo sustentável seja completado de maneira eficaz. Para isso,é necessário estabelecer uma parceria com a prefeitura ou uma cooperativa de catadores para garantir coleta e destinação adequadas.
Alternativa B