Em certas anemias hemolíticas, estão presentes no sangue circulante algumas hemácias esféricas (esferócitos), que se rompem mais facilmente que as hemácias normais em soluções hipotônicas. Essa fragilidade é proporcional ao número de esferócitos presentes. Em um laboratório, foi realizada a determinação da fragilidade osmótica de cinco amostras distintas. Os resultados obtidos estão representados na tabela, em percentual de hemólise.
Qual amostra apresenta o maior número de esferócitos?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
Solução
O texto menciona que a fragilidade dos esferócitos é proporcional ao seu número, sendo assim, quanto mais hipotônica a solução (quanto menor a concentração de NaCl) mais esferócitos terá na amostra.
A amostra 3 se mostrou mais sensível, apresentando hemólise (quebra de hemácias e esferócitos) mesmo nos valores mais altos de NaCl quando as outras amostras já não apresentavam nenhuma ou muito pouca hemólise (como nas concentrações de 0,85%; 0,75%; 0,65%). Portanto, ela apresenta maior número de esferócitos, já que estes se rompem mais facilmente que as hemácias.
Alternativa C