Plantas pioneiras são as que iniciam o processo natural de cicatrização de uma área desprovida de vegetação. Em geral, têm pequeno porte e crescem muito rápido, desenvolvem-se a pleno sol e são pouco exigentes quanto às condições do solo. Produzem grande quantidade de sementes e possuem ciclo de vida curto.
BLUM, C. T. Lista preliminar de espécies vegetais pioneiras nativas do Paraná – versão 2008. Disponível em: www.chaua.org.br. Acesso em: 10 fev. 2015.
Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no solo,
A) aumento da incidência de luz solar.
B) diminuição da absorção de água.
C) estabilização da umidade.
D) elevação de temperatura.
E) liberação de oxigênio.
Solução
As plantas pioneiras desempenham um papel importante em projetos de restauração ambiental devido às suas características adaptativas. Essas plantas prosperam sob plena exposição solar e são pouco exigentes em relação às condições do solo. Ao colonizarem áreas degradadas, as plantas pioneiras contribuem para a restauração do solo, através principalmente da estabilização da umidade. Elas reduzem a perda de água do solo, fornecendo cobertura vegetal que sombreia o solo e melhorando sua capacidade de retenção hídrica através do desenvolvimento de raízes.
Alternativa C