Em um grupo de roedores, a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos no útero. Já o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos. Com base nessas informações, considere o heredograma:
Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores que está representado na figura pelos números 7 e 8, nascer uma fêmea de pelagem amarela (representada pelo número 11)?
A) 1/4 (25%)
B) 1/3 (33%)
C) 1/2 (50%)
D) 2/3 (66%)
E) 3/4 (75%)
Solução
De acordo com o texto:
- o gene dominante determina pelagem amarela (no heredograma, os indivíduos não pintados)
- a homozigose dominante é letal, portanto indivíduos AA não estão representados no heredograma – logo, todos indivíduos de pelagem amarela são heterozigotos (Aa)
- indivíduos pintados de preto no heredograma possuem pelagem preta, portanto são homozigotos (aa)
Com essas informações, é possível afirmar que os indivíduos 7 e 8 são ambos de pelagem amarela, heterozigotos (Aa).
Para nascer uma fêmea de pelagem amarela, é necessário que o indivíduo seja também heterozigoto Aa. No cruzamento de dois heterozigotos (Aa x Aa) a chance de nascer outro heterozigoto é de 2/4. No entanto, a homozigose dominante é letal, então desconsidera-se essa possibilidade, tornando a chance do indivíduo nascer com a pelagem amarela de 2 em 3 (⅔).
Adicionando a chance desse indivíduo nascer fêmea, ⅔ x ½ = ⅓
Portanto, a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores 7 e 8 nascer uma fêmea de pelagem amarela é de ⅓ (33%).
Alternativa B