Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.
O efeito esperado do medicamento está representado no resultado
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
E) 5.
Solução
Para comprovação de que o medicamento esteja realizando seu efeito de maneira eficaz, os exames devem apresentar uma quantidade de gordura nas fezes maior após a utilização, pois ela está sendo eliminada do organismo.
Além disso, como os lipídeos não estão sendo digeridos, os triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) devem aparecer em menor quantidade no sangue após o uso do medicamento.
Portanto, o resultado que melhor representa o efeito esperado do medicamento é o número 1, onde há um aumento na quantidade de gordura nas fezes e uma redução nos níveis de triglicerídeos no sangue.
Alternativa A