Atualmente, uma série de dietas alimentares têm sido divulgadas com os mais diferentes propósitos: para emagrecer, para melhorar a produtividade no trabalho e até mesmo dietas que rejuvenescem o cérebro. No entanto, poucas têm embasamento científico, e o consenso dos nutricionistas é que deve ser priorizada uma dieta balanceada, constituída de frutas e vegetais, uma fonte de carboidrato, uma de ácido graxo insaturado e uma de proteína. O quadro apresenta cinco dietas com supostas fontes de nutrientes
Solução
Para determinar qual dieta atende adequadamente às recomendações de incluir uma fonte de carboidrato, uma de ácido graxo insaturado e uma de proteína, é necessário analisar se as dietas apresentam os três nutrientes categorizados de maneira correta.
Dieta 1: Azeite de oliva (ácido graxo insaturado), Peixes (proteína), Carne de aves (proteína).
Dieta 2: Carne de aves (proteína), Mel (carboidrato), Nozes (ácido graxo insaturado).
Dieta 3: Nozes (ácido graxo insaturado), Peixes (proteína), Mel (carboidrato).
Dieta 4: Mel (carboidrato), Azeite de oliva (ácido graxo insaturado), Carne de aves (proteína).
Dieta 5: Mel (carboidrato), Carne de boi (proteína), Azeite de oliva (ácido graxo insaturado). Portanto, após analisar todas as opções, a única dieta que classificou adequadamente uma fonte de carboidrato, uma de ácido graxo insaturado e uma de proteína é a dieta 4.
Alternativa D