Após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel, vários experimentos buscaram testar a universalidade de suas leis. Suponha um desses experimentos, realizado em um mesmo ambiente, em que uma planta de linhagem pura com baixa estatura (0,6 m) foi cruzada com uma planta de linhagem pura de alta estatura (1,0 m). Na prole (F1) todas as plantas apresentaram estatura de 0,8 m. Porém, na F2 (F1 × F1) os pesquisadores encontraram os dados a seguir.
Os pesquisadores chegaram à conclusão, a partir da observação da prole, que a altura nessa planta é uma característica que
A) não segue as leis de Mendel.
B) não é herdada e, sim, ambiental.
C) apresenta herança mitocondrial.
D) é definida por mais de um gene.
E) é definida por um gene com vários alelos.
Solução
A presença de diferentes alturas (fenótipos) na F2 sugere que essa característica é controlada por mais de um gene, um fenômeno conhecido como herança poligênica. Nas leis de Mendel, a herança de um único gene com dois alelos distintos produz uma proporção específica de fenótipos na F2. No entanto, quando uma característica é influenciada por múltiplos genes, o efeito combinado desses genes resulta em uma variação nos fenótipos, como observado na altura das plantas da prole F2. Portanto, a variação na altura indica uma herança poligênica, definida por mais de um gene, não compatível com a simples herança mendeliana para um único gene.
Alternativa D