Um grupo internacional de cientistas achou um modo de “tapar o nariz” do mosquito do gênero Anopheles. As aspas são necessárias porque o inseto fareja suas vítimas usando as antenas. Os cientistas descobriram como ocorre a captação de cheiros pelas antenas e listaram algumas substâncias capazes de bloquear a detecção de odores que os mosquitos reconhecem. Essa descoberta possibilita, por exemplo, a criação de um repelente muito mais preciso contra o inseto.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).
Se a descoberta descrita no texto for extensiva a outros insetos, pode ajudar a combater algumas doenças no Brasil, como, por exemplo,
A) dengue, febre amarela, doença de Chagas e leptospirose.
B) malária, meningite, peste bubônica e doença de Chagas.
C) doença de Chagas, dengue, febre amarela e leishmaniose.
D) dengue, cólera, lepra e peste bubônica.
E) malária, dengue, cólera e leptospirose.
Solução
A descoberta sobre o bloqueio da detecção de odores pelos mosquitos do gênero Anopheles pode ser aplicada ao combate de outras doenças transmitidas por insetos, como dengue, febre amarela, leishmaniose e doença de Chagas. Embora o Anopheles não transmita essas doenças específicas, se a tecnologia de bloqueio de odores for estendida a outros insetos vetores, pode ajudar a reduzir a transmissão dessas doenças.
Alternativa C