De 15% a 20% da área de um canavial precisa ser renovada anualmente. Entre o período de corte e o de plantação de novas canas, os produtores estão optando por plantar leguminosas, pois elas fixam nitrogênio no solo, um adubo natural para a cana. Essa opção de rotação é agronomicamente favorável, de forma que municípios canavieiros são hoje grandes produtores de soja, amendoim e feijão.
As encruzilhadas da fome. Planeta. São Paulo, ano 36, n°. 430, jul. 2008 (adaptado).
A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque
A) a decomposição da cobertura morta dessas culturas resulta em economia na aquisição de adubos industrializados.
B) o plantio de cana-de-açúcar propicia um solo mais adequado para o cultivo posterior da soja, do amendoim e do feijão.
C) as leguminosas absorvem do solo elementos químicos diferentes dos absorvidos pela cana, restabelecendo o equilíbrio do solo.
D) a queima dos restos vegetais do cultivo da cana-de-açúcar transforma-se em cinzas, sendo reincorporadas ao solo, o que gera economia na aquisição de adubo.
E) a soja, o amendoim e o feijão, além de possibilitarem a incorporação ao solo de determinadas moléculas disponíveis na atmosfera, são grãos comercializados no mercado produtivo.
Solução
A rotação de culturas com leguminosas como soja, amendoim e feijão não apenas melhora a fertilidade do solo ao fixar nitrogênio, mas também oferece um benefício econômico adicional. Esses grãos são valiosos no mercado e podem ser vendidos para gerar receita adicional para os produtores de cana. Assim, a rotação de culturas com leguminosas não só melhora a qualidade do solo, mas também aumenta a lucratividade dos produtores ao permitir a comercialização desses produtos agrícolas.
Alternativa E