Estojo escolar
Rio de Janeiro – Noite dessas, ciscando num desses canais a cabo, vi uns caras oferecendo maravilhas eletrônicas, bastava telefonar e eu receberia um notebook capaz de me ajudar a fabricar um navio, uma estação espacial.
[…] Como pretendo viajar esses dias, habilitei-me a comprar aquilo que os caras anunciavam como o top do top em matéria de computador portátil.
No sábado, recebi um embrulho complicado que necessitava de um manual de instruções para ser aberto.
[…] De repente, como vem acontecendo nos últimos tempos, houve um corte na memória e vi diante de mi o meu primeiro estojo escolar. Tinha 5 anos e ia para o jardim de infância.
Era uma caixinha comprida, envernizada, com uma tampa que corria nas bordas do corpo principal. Dentro, arrumados em divisões, havia lápis coloridos, um apontador, uma lapiseira cromada, uma régua de 20cm e uma borracha para apagar meus erros.
[…] Da caixinha vinha um cheiro gostoso, cheiro que nunca esqueci e que me tonteava de prazer. […]
O notebook que agora abro é negro e, em matéria de cheiro, é abominável. Cheira vilmente a telefone celular, a cabine de avião, a aparelho de ultrassonografia onde outro dia uma moça veio ver como sou por dentro. Acho que piorei de estojo e de vida.
CONY, C. H. Crônicas para ler na escola. São Paulo: Objetiva, 2009 (adaptado).
No texto, há marcas da função da linguagem que nele predomina. Essas marcas são responsáveis por colocar em foco o(a)
A) mensagem, elevando-a à categoria de objeto estético do mundo das artes.
B) código, transformando a linguagem utilizada no texto na própria temática abordada.
C) contexto, fazendo das informações presentes no texto seu aspecto essencial.
D) enunciador, buscando expressar sua atitude em relação ao conteúdo do enunciado.
E) interlocutor, considerando-o responsável pelo direcionamento dado à narrativa pelo enunciador.
Solução
O sentido do texto é construído pela maneira como o narrador expressa suas reflexões e ações diante das situações. A crônica se concentra nas reflexões subjetivas do autor sobre um determinado elemento, reforçando a função emotiva da linguagem, que dá prioridade ao emissor da mensagem.
Alternativa D