TEXTO I
TEXTO II
As máscaras não foram feitas para serem usadas; elas se concentram apenas nas possibilidades antropomórficas dos recipientes plásticos descartados e, ao mesmo tempo, chamam a atenção para a quantidade de lixo que se acumula em quase todas as cidades ou aldeias africanas.
FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante; 2011 (adaptado)
Romualdo Hazoumé costuma dizer que sua obra apenas manda de volta ao oeste o refugo de uma sociedade de consumo cada vez mais invasiva. A obra desse artista africano que vive no Benin denota o (a)
A) empobrecimento do valor artístico pela combinação de diferentes matérias-primas.
B) reposicionamento estético de objetos por meio da mudança de função.
C) convite aos espectadores para interagir e completar obras inacabadas.
D) militância com temas da ecologia que marcam o continente africano.
E) realidade precária de suas condições de produção artística.
Solução
O artista ressignificou objetos descartados, transformando-os em máscaras e atribuindo-lhes valor estético. Com essa transformação, ele chama a atenção para o desperdício e o excesso de lixo na sociedade de consumo atual.
Alternativa B