TEXTO I
Poesia em cartaz
O caminho habitual para o trabalho, aquele em que a gente já nem repara direito, pode ficar mais belo com um poema. O projeto #UmLambePorDia nasceu desta intenção: trazer mais cor e alegria para a cidade por meio de cartazes coloridos aos estilo lambe-lambe. Quem teve a ideia foi o escritor Leonardo Beltrão, em Belo Horizonte. “Em meio a olhares cada vez mais viciados, acabamos nos esquecendo da beleza envolvida em cada esquina e no próprio poder transformador da palavra”. Assim, a cada dia um cartaz é colocado por aí, para nos lembrar de reparar na cidade, na vida que corre ao redor e também em nós mesmos.
TEXTO II
Considerando-se a função que os cartazes colados em postes normalmente exercem nas ruas das cidades grandes, esse texto evidencia a
A) disseminação da arte poética em um veículo não convencional.
B) manutenção da expectativa das pessoas ao andarem pelas ruas.
C) necessidade de exposição de poemas pequenos em diferentes suportes.
D) característica corriqueira do suporte lambe-lambe, muito comum nas ruas.
E) exposição da beleza escondida das esquinas da cidade de Belo Horizonte.
Solução
Os postes e muros, geralmente usados para divulgar anúncios e produtos, agora servem como suporte para a disseminação de poesia através do projeto #UmLambePorDia. Esse projeto utiliza cartazes, conhecidos como lambe-lambes, para espalhar arte poética em um veículo não convencional, fugindo do uso tradicional desses espaços para fins utilitários e trazendo a poesia para um novo contexto urbano.
Alternativa A