LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.
GOMES, M. S. P. et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, n; 2, abr.-jun. 2010 (adaptado).
De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo
A) contato corporal intenso entre o aluno e seu oponente.
B) contenda entre os alunos que se agridem fisicamente.
C) confronto corporal em que os vencedores são previamente identificados.
D) combate corporal intencional com ações regulamentadas entre os oponentes.
E) conflito resolvido pelos alunos por meio de regras previamente estabelecidas.
Solução
Na questão de inferência, é necessário conectar as informações sobre luta ao trabalho do professor de educação física. A luta, quando inserida no contexto pedagógico, torna-se uma atividade estruturada com regras e valores, transmitidos aos alunos. Conforme a definição apresentada, a luta, como prática esportiva, envolve um conjunto de regras sistematizadas que garantem disputas éticas, com o objetivo de treinar corpo e mente. Organizada pelo professor, a luta se diferencia de brigas, sendo intencional e voltada para a prática esportiva, regulada por normas específicas.
Alternativa D