TEXTO II
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h
para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque.
RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).
O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o
primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida
na saúde, apresenta uma visão
A) medicalizada, que relaciona a prática de exercícios
físicos por qualquer indivíduo à promoção da saúde.
B) ampliada, que considera aspectos sociais
intervenientes na prática de exercícios no cotidiano.
C) crítica, que associa a interferência das tarefas da
casa ao sedentarismo do indivíduo.
D) focalizada, que atribui ao indivíduo a responsabilidade
pela prevenção de doenças.
E) geracional, que preconiza a representação do culto
à jovialidade.
Solução
O segundo texto aprofunda a reflexão trazida pelo texto I ao considerar os fatores sociais que influenciam a prática de atividades físicas e o sedentarismo. Enquanto o texto I coloca a responsabilidade no indivíduo pela falta de tempo para se exercitar e pelas doenças decorrentes, o texto II amplia a discussão ao abordar as dificuldades do dia a dia, como as responsabilidades profissionais e domésticas, que limitam o tempo disponível para a prática esportiva. Dessa forma, o texto II oferece uma análise mais abrangente, destacando os aspectos sociais que afetam a capacidade de dedicar tempo aos exercícios.
Alternativa B