A porca e os sete leitões
É um mito que está desaparecendo, pouca gente o conhece. É provável que a geração infantil atual o desconheça. (Em nossa infância em Botucatu, ouvimos falar que aparecia atrás da igreja de São Benedito no largo do Rosário.) Aparece atrás das igrejas antigas. Não faz mal a ninguém, pode-se correr para apanhá-la com seus bacorinhos que não se conseguirá. Desaparecem do lugar costumeiro da aparição, a qual só se dá à noite, depois de terem “cumprido a sina”.
Em São Luís do Paraitinga, informaram que se a gente atirar contra a porca, o tiro não acerta. Ninguém é dono dela e por muitos anos apareceu atrás da igreja de Nossa Senhora das Mercês, na cidade onde nasceu Oswaldo Cruz.
ARAÚJO, A. M. Folclore nacional I: festas, bailados, mitos e lendas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Os mitos são importantes para a cultura porque, entre outras funções, auxiliam na composição do imaginário de um povo por meio da linguagem. Esse texto contribui com o patrimônio cultural brasileiro porque
A) preserva uma história da tradição oral.
B) confirma a veracidade dos fatos narrados.
C) identifica a origem de uma história popular.
D) apresenta as diferentes visões sobre a aparição.
E) reforça a necessidade de registro das narrativas folclóricas.
Solução
O texto descreve um mito popular sobre a aparição de uma porca com seus leitões em igrejas antigas, um elemento da tradição oral que está desaparecendo. Ele enfatiza que a história é parte do imaginário popular e que foi transmitida de geração em geração. Deste modo, o texto está contribuindo para preservar um mito transmitido oralmente ao longo do tempo, o que é uma importante parte do patrimônio cultural brasileiro.
Alternativa A