Também chamados impressões ou imagens fotogramáticas […I, os fotogramas são, numa definição genérica, imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta a uma fonte de luz. Essa técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica, foi profundamente transformada pelos artistas da vanguarda, nas primeiras décadas do século XX. Representou mesmo, ao lado das colagens, fotomontagens e outros procedimentos técnicos. a incorporação definitiva da fotografia à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa.
COLUCCI, M. B. Impressões fotogramáticas e vanguardas: as experiências de Man Ray. Studium, n 2, 2000.
TEXTO II
No fotograma de Man Ray, o “distanciamento da representação figurativa” a que se refere o Texto I manifesta-se na
A) ressignificação do jogo de luz e sombra, nos moldes surrealistas.
B) imposição do acaso sobre a técnica, como crítica à arte realista.
C) composição experimental, fragmentada e de contornos difusos.
D) abstração radical, voltada para a própria linguagem fotográfica.
E) imitação de formas humanas, com base em diferentes objetos.
Solução
A afirmativa está correta ao relacionar a obra de Man Ray, especialmente “Rayograph”, a uma composição experimental com contornos difusos. Esse estilo reflete uma crítica dos surrealistas à arte figurativa tradicional, e a obra em questão apresenta elementos que remetem às formas das mãos e faces, sugerindo uma ação simbólica, como a de um beijo. O distanciamento da representação realista e a perda de nitidez na imagem são características dessa abordagem vanguardista, que busca explorar novas formas de expressão artística.
Alternativa C