10 anos de “hashtag”: a ferramenta que mobiliza a internet
A “hashtag”, ícone das redes sociais, celebrou em 2017 seus primeiros 10 anos de uso no acompanhamento dos grandes eventos mundiais com um efeito de mobilização e expressão de emoção e humor.
A palavra-chave precedida pelo símbolo do jogo da velha foi popularizada pelo Twitter antes de ser incorporada por outras redes sociais. A invenção foi de Chris Messina, designer americano especialista em redes sociais. Em 23 de agosto de 2007, o usuário intensivo do Twitter propôs em um tuíte usar o jogo da velha para reagrupar mensagens sobre um mesmo assunto. Ele lançou, então, a primeira “hashtag” #barcamp sobre oficinas participativas dedicadas à inovação na web.
O compartilhamento das palavras-chaves — que já são citadas 125 milhões de vezes por dia no mundo — já serviu de trampolim para mobilizações em massa. Alguns slogans que tiveram grande efeito mobilizador foram o #BlackLivesMatter (Vidas negras importam), após a morte de vários cidadãos americanos negros pela polícia, e #OccupyWallStreet (Ocupem Wall Street), referente ao movimento que acampou no coração de Manhattan para denunciar os abusos do capitalismo.
AFP. Disponível em: http://exame.abril.com.br. Acesso em: 24 ago. 2017 (adaptado).
Ao descrever a história e os exemplos de utilização da hashtag, o texto evidencia que
A) a incorporação desse recurso expressivo pela sociedade impossibilita a manutenção de seu uso original.
B) a incorporação desse recurso expressivo pela sociedade o flexibilizou e o potencializou.
C) a incorporação pela sociedade caracterizou esse recurso expressivo de forma definitiva.
D) esse recurso expressivo se tornou o principal meio de mobilização social pela internet.
E) esse recurso expressivo precisou de uma década para ganhar notabilidade social.
Solução
O texto apresenta a história da hashtag, um recurso expressivo das redes sociais, que, ao longo de 10 anos, se popularizou e passou a ser usado em várias plataformas para reagrupar mensagens sobre um mesmo tema. O uso das hashtags foi flexibilizado e ampliado, servindo como ferramenta de mobilização social e de expressão de emoções e humor.
Alternativa B