TEXTO I
Como presença consciente no mundo não posso escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no meu mover-me no mundo e, se careço de responsabilidade, não posso falar em ética.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
ТЕХТО II
Paulo Freire construiu uma pedagogia da esperança. Na sua concepção, a história não é algo pronto e acabado. As estruturas de opressão e as desigualdades, apesar de serem naturalizadas, são sócio e historicamente construídas. Daí a importância de os educandos tomarem consciência da sua realidade para, assim, transformá-la.
DEMARCHI, J. L. Paulo Freire. Disponível em: https://diplomatique.org.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Com base no conceito de ética pedagógica presente nos textos, os educandos tornam-se responsáveis pela
A) participação sociopolítica.
B) definição estético-cultural.
C) competição econômica local.
D) manutenção do sistema escolar.
E) capacitação de mobilidade individual.
Solução
Para Paulo Freire, o educador tem a responsabilidade de guiar os processos de ensino e aprendizagem na interação com os alunos. De acordo com a análise dos textos, os educandos desempenham um papel essencial na conscientização dos indivíduos, contribuindo significativamente para a participação sociopolítica e a formação crítica.
Alternativa A