É claramente impossível criar um mapa perfeito, no qual a escala principal seja preservada em todos os pontos. É fácil, porém, manter a escala principal ao longo de certas linhas ou pontos no mapa em que a escala seja constante e igual à escala principal, ocasionando uma distorção nula. Linhas de distorção nula são linhas em uma projeção em que a escala principal é preservada. São caracterizadas pela tangência ou secância da superfície terrestre com a superfície de projeção.
MENEZES, P.; FERNANDES, M. Roteiro de cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2013 (adaptado).
Conforme o texto, a projeção que representará uma região próxima à Linha do Equador com a menor distorção da escala principal é:
Solução
Na projeção cônica, utilizada em alguns mapas mundiais como a projeção de Mercator e a projeção de Peters, a distorção varia com a latitude. Próximo à Linha do Equador, a distorção é menor, enquanto nas regiões polares, a distorção aumenta significativamente. Isso ocorre porque a projeção cônica distorce as áreas distantes do ponto de tangência do cone, resultando em maior deformação nas regiões polares em comparação com as equatoriais.
Alternativa A