TEXTO I
TEXTO II
É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular?
ASSIS, A. E. S. Q. Educação e pandemia. Educação em Revista, n. 37, 2021 (adaptado).
A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea:
A) Exclusão social.
B) Expansão digital.
C) Manifestação cultural.
D) Organização espacial.
E) Valorização intelectual.
Solução
Nos Textos I e II, é evidente que a falta de acesso uniforme à internet de qualidade atua como um fator de exclusão social, impactando de maneira desigual os estudantes. No Texto I, essa questão é abordada através de uma charge, enquanto no Texto II a problemática é discutida de outra forma.
Alternativa A