TEXTO I
A “Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio”, de Barbalha (CE), constitui-se de elementos históricos que congregam cultura e natureza. Trata-se de uma manifestação de cultura popular, expressa em décadas de tradição, por meio da devoção ao santo padroeiro e ao simbolismo da árvore, cujo caule é conduzido nos ombros dos devotos e hasteado em frente à matriz do santo, abrindo os festejos do padroeiro da cidade. O significado dos rituais do “Pau da Bandeira” se expressa na tradução da fé, como objeto sagrado e indispensável à realização da festa. O conhecimento das áreas de florestas que subsidiam o caule que serve de mastro para o carregamento e hasteamento da bandeira de Santo Antônio de Barbalha é de fundamental importância para elaboração de políticas que objetivem a sustentabilidade da natureza e da tradição.
Disponível em: https://barbalha.ce.gov.br. Acesso em: 15 out. 2021.
TEXTO II
Reunindo natureza e cultura, a festividade descrita no texto e presente na imagem associa o patrimônio religioso aos(às):
A) Biomas degradados.
B) Explorações agrícolas.
C) Ecossistemas intocados.
D) Condições geoambientais.
E) Circunstâncias climáticas.
Solução
As condições geoambientais de um espaço, região ou território constituem um conjunto de paisagens interconectadas que se organizam de forma integrada ao longo do tempo e do espaço. Essas unidades ambientais revelam contextos específicos, tanto humanos quanto físicos, e destacam as potencialidades e limitações no aproveitamento dos recursos naturais, com ênfase especial nos recursos renováveis.
Alternativa D