Questão 76 – ENEM PPL 2022

Questão 76 – ENEM PPL 2022

Apesar de derrotado na Batalha do Jenipapo, o exército de sertanejos libertou três províncias nordestinas. Esse confronto foi dos mais violentos, embora tenha ocorrido em um único dia — 13 de março de 1823. A batalha foi o resultado de embates entre o poder português e a população sertaneja piauiense, cearense e maranhense de todas as classes sociais, que formaram uma multidão de voluntários armados de instrumentos como facões, enxadas, foices, machados.

DIAS, C. M. M. Entre foices e facões. Revista de História, n. 70, jul. 2011 (adaptado).

No processo de construção do Estado nacional, esse conflito oferece um contraponto à narrativa focada em D. Pedro ao evidenciar o(a)

A) vigor do legado patrimonialista.

B) imposição da solução republicana.

C) deficiência das tropas metropolitanas.

D) protagonismo da resistência autônoma.

E) continuidade das contradições políticas.

Solução

Embora a independência do Brasil tenha sido proclamada por D. Pedro em setembro de 1822, muitos portugueses ainda presentes no país consideraram essa ação uma traição por parte do príncipe regente. Em resposta, as províncias distantes do Rio de Janeiro, como Pará, Maranhão e Piauí, manifestaram sua intenção de não aceitar a separação e de manter laços com Portugal. Contudo, essa posição foi breve, pois as populações locais se rebelaram contra os portugueses, expulsando-os do território e assegurando a integração dessas províncias ao Brasil.

Alternativa D

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!