Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que a economia como um todo. Sob essas condições, é quase inevitável que a riqueza herdada supere a riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que a concentração do capital atinja níveis muito altos.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (adaptado).
Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o(a)
A) ideologia do mérito.
B) direito de nascimento.
C) eficácia da legislação
D) ganho das financeiras.
E) eficiência dos mercados.
Solução
As democracias liberais foram fundamentais na formação dos sistemas geopolíticos e econômicos dos séculos XIX, XX e XXI. O Liberalismo, baseado na liberdade política e econômica, surgiu com a Guerra Civil Inglesa do século XVII e foi aprofundado por Adam Smith no século XVIII, que defendia o individualismo econômico e os direitos civis.
O texto critica o sistema capitalista contemporâneo, marcado pelo neoliberalismo desde a década de 1970, que resgata princípios liberais do século XVIII e se espalhou globalmente nos anos 1990. A crítica aborda a meritocracia, conceito introduzido por Michael Young em 1958, que argumenta que os benefícios de certas classes não são apenas fruto de méritos pessoais, mas também de heranças e capital acumulado. Isso enfraquece a ideologia meritocrática ao mostrar que o crescimento econômico pode ocorrer sem mérito pessoal direto.
Alternativa A