Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – 1932
A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.
Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 out. 2015.
Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre
A) ensino técnico e mercado de trabalho.
B) acesso à escola e valorização do mérito.
C) ampliação de vagas e formação de gestores.
D) disponibilidade de financiamento e pesquisa avançada.
E) remuneração de professores e extinção do analfabetismo.
Solução
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, assinado por 26 intelectuais, propôs uma reestruturação significativa do sistema educacional brasileiro, defendendo a criação de uma escola pública, laica e gratuita para todos. Essa proposta visava superar as barreiras sociais e selecionar alunos com base em suas “aptidões naturais”, gerando críticas da Igreja Católica, que controlava a maioria das escolas privadas na época. O documento destaca a importância de expandir o acesso à educação e valorizar o mérito dos estudantes, independentemente de suas origens sociais.
Alternativa B