Cargos nas áreas de educação, saúde, arte, mídia, gestão, negócios e finanças são os que têm maior probabilidade de sobreviver aos avanços da tecnologia, aponta estudo da Universidade de Oxford. A crescente informatização, porém, continuará a eliminar profissões, principalmente aquelas que não exigem habilidades criativas, sociais e percepção espacial mais sofisticada.
SCHREIBER, M. Conheça as profissões “mais ameaçadas” pela tecnologia. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado).
A análise do mundo do trabalho, conforme apresentada no texto, assume um caráter determinista por restringir a áreas específicas a utilização de qual característica?
A) Segurança previdenciária.
B) Capacidade inventiva.
C) Estabilidade funcional.
D) Atividade qualificada.
E) Formalidade laboral.
Solução
O texto discute como a informatização e os avanços tecnológicos estão afetando o mercado de trabalho. Segundo um estudo da Universidade de Oxford, profissões em áreas como educação, saúde, arte, mídia, gestão, negócios e finanças têm maior probabilidade de sobreviver aos avanços tecnológicos, pois exigem habilidades criativas, sociais e percepção espacial sofisticada. Em contraste, profissões que não requerem essas habilidades são mais suscetíveis à eliminação pela tecnologia. O texto sugere que a capacidade inventiva é a característica que permite a algumas profissões manterem sua relevância, enquanto a falta dessa capacidade torna outras profissões vulneráveis à automação.
Alternativa B