A agenda escolar 2008 convida os alunos das escolas municipais do Recife à leitura mensal de trechos de poemas dos 12 artistas agraciados com estátuas desde 2005. Dessa maneira, esses alunos tiveram acesso, em cada mês do ano, a informações sobre as personalidades retratadas no papel e no espaço público, lendo e discutindo seus versos e visitando as esculturas instaladas estrategicamente no centro da cidade. Trata-se, em suma, de uma pedagogia do espaço público que repousa no reconhecimento de personalidades e lugares simbólicos para a cidade. De acordo com a prefeitura, o itinerário poético seria uma maneira de fazer reconhecer talentos que embelezam os postais recifenses, além de estreitar laços do cidadão com a cultura.
MACIEL, C. A. A.; BARBOSA, D. T. Democracia, espaços públicos e imagens simbólicas da cidade do Recife. In: CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. N.; RIBEIRO, R. W. (Org.). Espaços da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (adaptado).
No texto, está descrita uma ação do poder público que coloca a paisagem como um fator capaz de contribuir para a
A) inclusão das minorias reprimidas.
B) consolidação dos direitos políticos.
C) redução de desigualdades de renda.
D) construção do sentimento de pertencimento.
E) promoção do crescimento da economia.
Solução
No texto, a ação do poder público em Recife, que envolve a leitura de poemas e a visita a esculturas de personalidades locais, utiliza a paisagem urbana para promover o reconhecimento cultural e estreitar os laços dos cidadãos com sua cidade. Essa iniciativa busca construir um sentimento de pertencimento à comunidade e à cultura local, valorizando a herança cultural e a identidade da cidade. Portanto, a ação descrita contribui para a construção do sentimento de pertencimento.
Alternativa D