João/Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena (Alinne Moraes), uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de mudar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?
Disponível em: http://adorocinema.com. Acesso em: 4 out. 2011.
Qual aspecto da organização gramatical atualiza os eventos apresentados na resenha, contribuindo para despertar o interesse do leitor pelo filme?
A) O emprego do verbo haver, em vez de ter, em “há 20 anos atrás foi humilhado”.
B) A descrição dos fatos com verbos no presente do indicativo, como “retorna” e “descobre”.
C) A repetição do emprego da conjunção “mas” para contrapor ideias.
D) A finalização do texto com a frase de efeito “Será que ele conseguirá acertar as coisas?”.
E) O uso do pronome de terceira pessoa “ele” ao longo do texto para fazer referência ao protagonista “João/Zero”.
Solução
O uso do presente do indicativo na sinopse confere uma sensação de imediatismo, tornando a narrativa mais envolvente e dinâmica. Através de verbos como “permite”, “faça”, “retorna” e “descobre”, o texto atualiza os eventos, fazendo com que pareçam estar acontecendo no momento. Isso cria uma conexão mais direta com o leitor, mantendo sua atenção e aumentando a expectativa sobre os acontecimentos, como se ele estivesse presenciando a ação ao vivo.
Alternativa B