Uma privatização do espaço maior do que aquela proporcionada pelo quarto evidencia-se cada vez mais nos séculos XVII e XVIII. Como as ruelles [espaço entre a cama e a parede], as alcovas são espaços além do leito, longe da porta que dá acesso à sala (ou à antecâmara, nas casas da elite). Thomas Jefferson, tecnólogo do estilo século XVIII, mandou construir uma parede em torno de sua cama a fim de fechar completamente o pequeno cômodo além do leito — cômodo no qual só ele podia entrar, descendo da cama do lado da ruelle.
RANUM, O. Os refúgios da intimidade. In: CHARTIER, R. (Org.). História da vida privada: da Renascença ao Século das Luzes.
São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
A partir do século XVII, a história da casa, que foi se modificando para atender aos novos hábitos dos indivíduos, provocou o(a)
A) ampliação dos recintos.
B) iluminação dos corredores.
C) desvalorização da cozinha.
D) embelezamento dos jardins.
E) especialização dos aposentos.
Solução
A partir do século XVII, a história da casa e sua organização passaram a refletir novos hábitos e necessidades dos indivíduos. As mudanças na arquitetura residencial evidenciam uma tendência crescente para a especialização dos aposentos. Isso se manifesta na criação de espaços distintos e bem definidos dentro da casa, projetados para usos específicos e personalizados, como exemplificado pela construção de um pequeno cômodo ao redor da cama de Thomas Jefferson. Essa especialização destaca como os espaços residenciais começaram a ser adaptados para atender a diferentes funções e aumentar a privacidade. Portanto, o desenvolvimento observado é a especialização dos aposentos.
Alternativa E