Questão 063 – ENEM 2019 PPL

Questão 063 – ENEM 2019 PPL

TEXTO I

A adesão da Alemanha à Otan

A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria.

HAFTENDORN, H. A adesão da Alemanha à Otan: 50 anos depois. Disponível em: www.nato.int.
Acesso em: 5 out. 2015 (adaptado).

TEXTO II

Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria

O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales.

ABELLÁN, L. Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria.
Disponível em: http://brasil.elpais.com.  Acesso em: 5 out. 2015.

As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na

A) composição dos países-membros.

B) localização das bases militares.

C) conformação do cenário geopolítico.

D) distribuição de recursos naturais.

E) destinação dos investimentos financeiros.

Solução

Os textos abordam as diferentes estratégias da Otan em dois contextos históricos distintos. O primeiro texto descreve a adesão da Alemanha Ocidental à Otan no contexto da Guerra Fria e da reconstrução pós-guerra, enquanto o segundo texto discute as medidas da Otan para enfrentar a ameaça dos jihadistas no Oriente Médio. Essas diferentes estratégias da Otan são resultantes das transformações na conformação do cenário geopolítico. A adesão da Alemanha Ocidental à Otan foi um reflexo das tensões da Guerra Fria e do papel da Otan na defesa contra a expansão soviética. Já as medidas atuais para enfrentar os jihadistas refletem a mudança nas ameaças globais e na dinâmica do conflito internacional.

Alternativa C

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função