Zé Araújo começou a cantar num tom triste, dizendo aos curiosos que começaram a chegar que uma mulher tinha se ajoelhado aos pés da santa cruz e jurado em nome de Jesus um grande amor, mas jurou e não cumpriu, fingiu e me enganou, pra mim mentiu, pra Deus você pecou, o coração tem razões que a própria razão desconhece, faz promessas e juras, depois esquece.
O caboclo estava triste e inspirado. Depois dessa canção que arrepiou os cabelos da Neusa, emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena. Era a história de uma boneca encantadora vista numa vitrine de cristal sobre o soberbo pedestal. Zé Araújo fechava os olhos e soltava a voz:
Seus cabelos tinham a cor/ Do sol a irradiar/ Fulvos raios de amor./ Seus olhos eram circúnvagos/ Do romantismo azul dos lagos/ Mãos liriais, uns braços divinais,/ Um corpo alvo sem par/ E os pés muito pequenos/ Enfim eu vi nesta boneca/ Uma perfeita Vênus.
CASTRO, N. L. As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo. São Paulo: Arx, 2006 (adaptado).
O comentário do narrador do romance “[…] emendou com uma valsa mais arretada ainda, cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena” relaciona-se ao fato de que essa valsa é representativa de uma variedade linguística
A) detentora de grande prestígio social.
B) específica da modalidade oral da língua.
C) previsível para o contexto social da narrativa.
D) constituída de construções sintáticas complexas.
E) valorizadora do conteúdo em detrimento da forma.
Solução
O comentário do narrador ao dizer que a valsa era “cheia de palavras difíceis, mas bonita que só a gota serena” destaca a relação entre a linguagem utilizada na canção e seu prestígio social. A referência a “palavras difíceis” sugere que a valsa é um exemplo da norma culta, valorizada por sua sofisticação e status. Para o narrador-personagem, que não pertence a esse grupo de prestígio, a complexidade linguística da canção é vista como algo bonito e admirável, reforçando a distinção social entre as variedades linguísticas.
Alternativa A