Temos vivido, como nação, atormentados pelos males modernos e pelos males do passado, pelo velho e pelo novo, sem termos podido conhecer uma história de rupturas revolucionárias. Não que não tenhamos nos modernizado e chegado ao desenvolvimento. Mas não eliminamos relações, estruturas e procedimentos contrários ao espírito do tempo. Nossa modernização tem sido conservadora.
NOGUEIRA, M. As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
O texto apresenta uma análise recorrente sobre o processo de modernização do Brasil na segunda metade do século XX. De acordo com a análise, uma característica desse processo reside na(s)
A) uniformização técnica dos espaços de produção.
B) construção municipalista do regime representativo.
C) organização estadual das agremiações partidárias.
D) limitações políticas no estabelecimento de reformas sociais.
E) restrições financeiras no encaminhamento das demandas ruralistas.
Solução
De acordo com a análise apresentada no texto, uma característica do processo de modernização do Brasil na segunda metade do século XX reside nas limitações políticas no estabelecimento de reformas sociais. O texto critica a modernização conservadora do país, que, apesar de avanços e desenvolvimento, não conseguiu eliminar relações, estruturas e procedimentos ultrapassados. Isso reflete a dificuldade de implementar reformas sociais profundas e transformadoras, mantendo aspectos do passado que ainda influenciam a estrutura social e política.
Alternativa D