Apesar da grande distância geográfica em relação ao território japonês, os otakus (jovens aficionados em cultura pop japonesa) brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes, games, fanzines, j-music (música pop japonesa). O consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop – enfaticamente midiática – produzida no Japão constitui um momento histórico em que se aponta a ambivalência sobre o que significa a produção midiática e cultural quando percebida no próprio país e como a percepção de tal produção se transforma radicalmente nos olhares de consumidores estrangeiros.
GUSHIKEN, Y.; HIRATA, T. Processos de consumo cultural e midiático: imagens dos otakus, do Japão ao mundo. Intercom – RBCC, n. 2, jul.-dez. 2014 (adaptado).
Considerando a relação entre meios de comunicação e formação de identidades tal como é abordada no texto, a noção que explica este fenômeno na atualidade é a de
A) tribalismo das culturas juvenis.
B) alienação das novas gerações.
C) hierarquização das matrizes culturais.
D) passividade das relações de consumo.
E) deterioração das referências nacionais.
Solução
O texto explora como a cultura pop japonesa, apesar da distância geográfica, influencia e conecta os otakus brasileiros por meio de produtos culturais como mangás e animes. Esse fenômeno pode ser explicado pela noção de tribalismo das culturas juvenis, que descreve a formação de identidades e grupos sociais baseados em interesses culturais compartilhados, como a paixão por produtos da cultura pop japonesa.
Alternativa A