Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.
SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem
da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).
A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)
A) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
B) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
C) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
D) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
E) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.
Solução
A Segunda Guerra Mundial foi marcada pela propagação de uma ideologia que valorizava o arianismo, promovendo a crença na superioridade racial. Essa ideologia eugenista levou ao genocídio sistemático de diversas minorias, incluindo judeus, eslavos e negros. Com a derrota do regime nazista e a subsequente criação das Nações Unidas, cujo objetivo era promover a paz mundial e prevenir futuras violações dos Direitos Humanos, foram desenvolvidos estudos que desqualificaram e refutaram as doutrinas racistas.
Alternativa D