A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.
A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
A) expansão vertical.
B) polarização nacional.
C) emancipação municipal.
D) segregação socioespacial.
E) desregulamentação comercial.
Solução
O texto destaca um padrão de crescimento urbano em que a oferta de serviços e amenidades varia conforme a renda, um fenômeno conhecido como segregação socioespacial. Essa segregação se torna evidente na diferença entre bairros mais pobres e mais ricos, bem como entre áreas centrais e periféricas. A segregação socioespacial revela como as desigualdades econômicas influenciam a distribuição dos recursos e das oportunidades nas cidades.
Alternativa D