Questão 078 – ENEM 2017

Questão 078 – ENEM 2017

Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação.  In: PANDOLFI, D. (Org.).
Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

A)  conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

B)  ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

C)  aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.

D)  estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.

E)  alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

Solução

O Estado Novo (1937-1945) marcou um período de ditadura personalista sob a liderança de Getúlio Vargas. Para consolidar sua legitimidade e conquistar apoio popular, o governo de Vargas utilizou uma estratégia de propaganda intensa, conduzida pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Este departamento não apenas exaltava os feitos do presidente, mas também exercia um rigoroso controle e censura sobre a mídia, reforçando a imagem e o poder do regime.

Alternativa A

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