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Questão 110 – ENEM 2016

Questão 110 – ENEM 2016

Pérolas absolutas

Há, no seio de uma ostra, um movimento – ainda que imperceptível. Qualquer coisa imiscuiu-se pela fissura, uma partícula qualquer, diminuta e invisível. Venceu as paredes lacradas, que se fecham como a boca que tem medo de deixar escapar um segredo. Venceu. E agora penetra o núcleo da ostra, contaminando-lhe a própria substância. A ostra reage, imediatamente. E começa a secretar o nácar. É um mecanismo de defesa, uma tentativa de purificação contra a partícula invasora. Com uma paciência de fundo de mar, a ostra profanada continua seu trabalho incansável, secretando por anos a fio o nácar que aos poucos se vai solidificando. É dessa solidificação que nascem as pérolas.

As pérolas são, assim, o resultado de uma contaminação. A arte por vezes também. A arte é quase sempre a transformação da dor. […] Escrever é preciso. É preciso continuar secretando o nácar, formar a pérola que talvez seja imperfeita, que talvez jamais seja encontrada e viva para sempre encerrada no fundo do mar. Talvez estas, as pérolas esquecidas, jamais achadas, as pérolas intocadas e por isso absolutas em si mesmas, guardem em si uma parcela faiscante da eternidade.

SEIXAS, H. Uma ilha chamada livro. Rio de Janeiro: Record, 2009 (fragmento).

Considerando os aspectos estéticos e semânticos presentes no texto, a imagem da pérola configura uma percepção que

A) reforça o valor do sofrimento e do esquecimento para o processo criativo.

B) ilustra o conflito entre a procura do novo e a rejeição ao elemento exótico.

C) concebe a criação literária como trabalho progressivo e de autoconhecimento.

D) expressa a ideia de atividade poética como experiência anônima e involuntária.

E) destaca o efeito introspectivo gerado pelo contato com o inusitado e com o desconhecido.

Solução

No texto, o autor compara o processo de criação literária à formação de uma pérola, destacando o caráter progressivo e involuntário desse ato. Assim como a ostra secreta o nácar ao ser contaminada por um grão de areia, transformando-o em pérola, o artista cria a partir da dor e da experiência. A metáfora da pérola reflete o tempo e o esforço necessários para produzir algo valioso, mesmo que o resultado, tal como uma pérola esquecida no fundo do mar, possa nunca ser descoberto. Essa comparação também abrange o fato de que muitas obras literárias permanecem anônimas ou não reconhecidas, como pérolas que permanecem ocultas.

Alternativa C

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