O livro A fórmula secreta conta a história de um episódio fundamental para o nascimento da matemática moderna e retrata uma das disputas mais virulentas da ciência renascentista. Fórmulas misteriosas, duelos públicos, traições, genialidade, ambição – e matemática! Esse é o instigante universo apresentado no livro, que resgata a história dos italianos Tartaglia e Cardano e da fórmula revolucionária para resolução de equações de terceiro grau. A obra reconstitui um episódio polêmico que marca, para muitos, o início do período moderno da matemática.
Em última análise, A fórmula secreta apresenta-se como uma ótima opção para conhecer um pouco mais sobre a história da matemática e acompanhar um dos debates científicos mais inflamados do século XVI no campo. Mais do que isso, é uma obra de fácil leitura e uma boa mostra de que é possível abordar temas como álgebra de forma interessante, inteligente e acessível ao grande público.
GARCIA, M. Duelos, segredos e matemática. Disponível em: http://cienciahojeuol.com.br. Acesso em: 6 out. 2015 (adaptado).
Na construção textual, o autor realiza escolhas para cumprir determinados objetivos. Nesse sentido, a função social desse texto é:
A) interpretar a obra a partir dos acontecimentos da narrativa.
B) apresentar o resumo do conteúdo da obra de modo impessoal.
C) fazer a apreciação de uma obra a partir de uma síntese crítica.
D) informar o leitor sobre a veracidade dos fatos descritos na obra.
E) classificar a obra como uma referência para estudiosos da matemática.
Solução
No texto, o autor critica da obra A fórmula secreta, apresentando um resumo conciso do livro, acompanhado de comentários que destacam seus aspectos positivos. Entre eles, a abordagem de um período relevante para a história da matemática e a capacidade de oferecer uma leitura envolvente. Esse estilo de análise caracteriza-se como uma “síntese crítica”.
Alternativa C