Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo ― terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo ―, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar-se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas. Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa.
DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.
O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré-socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem
A) cosmológica, propondo uma explicação racional do mundo fundamentada nos elementos da natureza.
B) política, discutindo as formas de organização da pólis ao estabelecer as regras da democracia.
C) ética, desenvolvendo uma filosofia dos valores virtuosos que tem a felicidade como o bem maior.
D) estética, procurando investigar a aparência dos entes sensíveis.
E) hermenêutica, construindo uma explicação unívoca da realidade.
Solução
O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré-socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem cosmológica, propondo uma explicação racional do mundo fundamentada nos elementos da natureza.
Os pré-socráticos se dedicavam a entender a essência do universo e a origem das coisas, buscando um princípio ou elemento fundamental que explicasse a diversidade e a mudança no mundo. Eles exploravam a natureza e os elementos básicos, como terra, água, ar e fogo, como formas de compreender a estrutura e o funcionamento do cosmos. Portanto, a filosofia desses pensadores estava centrada na cosmologia, ou seja, na explicação racional da constituição e da ordem do universo.
Alternativa A