É hoje a nossa festa nacional. O Brasil inteiro, da capital do Império a mais remota e insignificante de suas aldeolas, congrega-se unânime para comemorar o dia que o tirou dentre as nações dependentes para colocá-lo entre as nações soberanas, e entregou-lhe os seus destinos, que até então haviam ficado a cargo de um povo estranho.
Gazeta de Notícias, 7 set. 1883.
As festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário desde os anos imediatamente posteriores ao 7 de setembro de 1822. Essa comemoração está diretamente relacionada com
A) a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional.
B) o domínio da elite brasileira sobre os principais cargos políticos, que se efetivou logo após 1822.
C) os interesses de senhores de terras que, após a Independência, exigiram a abolição da escravidão.
D) o apoio popular às medidas tomadas pelo governo imperial para a expulsão de estrangeiros do país.
E) a consciência da população sobre os seus direitos adquiridos posteriormente à transferência da Corte para o Rio de Janeiro.
Solução
As festividades em torno da Independência do Brasil marcam o nosso calendário desde os anos imediatamente posteriores ao 7 de setembro de 1822. Essa comemoração está diretamente relacionada com a construção e manutenção de símbolos para a formação de uma identidade nacional. Desde a declaração da independência, o Dia 7 de setembro passou a ser um momento de celebração que contribui para a criação e reforço dos símbolos nacionais, como a bandeira e o hino, e para a promoção de um sentimento de pertencimento e unidade entre os brasileiros. Essas celebrações ajudam a construir e manter uma identidade nacional coesa, destacando a importância da independência como um evento fundamental na história do Brasil e na formação de sua identidade como nação soberana.
Alternativa A