Questão 20 – ENEM PPL 2014 (Caderno BRANCO)

Questão 20 – ENEM PPL 2014 (Caderno BRANCO)

Em dezembro de 1945, começou uma greve de dois meses no principal porto da África Ocidental Francesa, Dacar. As autoridades só conseguiram levar os grevistas de volta ao trabalho com grandes aumentos de salário e, o que é ainda mais importante, pondo em prática todo o aparato de relações industriais usado na França — em resumo, agindo como se os grevistas fossem modernos operários industriais.

COOPER, F.; HOLT, T.; SCOTT, R. Além da escravidão.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).

Durante o neocolonialismo, o trabalho forçado — que não se confunde com a escravidão — foi uma constante em diversas regiões do continente africano até o século XX. De acordo com o texto, sua superação deriva da

A) crítica moral da intelectualidade metropolitana.

B) pressão articulada dos organismos multilaterais.

C) resistência organizada dos trabalhadores nativos.

D) concessão pessoal dos empresários imperialistas.

E) baixa lucratividade dos empreendimentos capitalistas.

Solução

Durante o período do imperialismo europeu, várias potências coloniais implementaram legislações segregacionistas para os trabalhadores na África e na Ásia, justificadas pela visão preconceituosa que predominava na Europa sobre essas populações. Essa abordagem permitiu que as indústrias e governos europeus obtivessem acesso a mão de obra barata e garantissem um mercado consumidor para seus produtos. O texto menciona que, em dezembro de 1945, houve uma greve significativa no principal porto da África Ocidental Francesa, em Dacar. Os trabalhadores entraram em greve por dois meses, e as autoridades só conseguiram reintegrá-los ao trabalho após oferecer grandes aumentos salariais e aplicar o sistema de relações industriais usado na França. Isso mostra que a resistência organizada dos trabalhadores foi fundamental para forçar mudanças nas condições de trabalho. Assim, a superação do trabalho forçado e as melhorias nas condições de trabalho foram impulsionadas pela capacidade dos trabalhadores nativos de se organizarem e pressionarem as autoridades e os empregadores.

Alternativa C

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!