No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M. C. P. Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura.
Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).
Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as:
A) distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração.
B) aspirações cosmopolitas da elite impediam a realização da festa fora dos clubes.
C) liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.
D) tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.
E) perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.
Solução
O texto ilustra como a tentativa das Grandes Sociedades de substituir o entrudo por um carnaval mais “civilizado” e inspirado em modelos europeus levou a um conflito entre as tradições populares e as novas formas de celebração. As tradições populares, como o entrudo, não foram facilmente abandonadas e continuaram a coexistir com as inovações propostas pelas elites, evidenciando as disputas sociais em torno das práticas carnavalescas.
Alternativa D