O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia de arquitetura!
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos
A) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê.
B) ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida.
C) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física.
D) sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.
E) consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.
Solução
O panóptico, proposto por Jeremy Bentham, é um modelo arquitetônico que simboliza um sistema de controle e disciplina em que a vigilância constante, ainda que invisível, influencia o comportamento dos indivíduos. A ideia central é que, ao estar ciente de que pode ser observado a qualquer momento, o comportamento dos indivíduos é regulado e ajustado sem a necessidade de intervenção direta ou física. Portanto, o controle é exercido de forma sutil e eficaz por meio do olhar e da possibilidade de vigilância.
Alternativa D