Carta ao Tom 74
Rua Nascimento Silva, cento e sete
Você ensinando pra Elizete
As canções de canção do amor demais
Lembra que tempo feliz
Ah, que saudade,
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria
Esse Rio de amor que se perdeu
Mesmo a tristeza da gente era mais bela
E além disso se via da janela
Um cantinho de céu e o Redentor
É, meu amigo, só resta uma certeza,
É preciso acabar com essa tristeza
É preciso inventar de novo o amor
MORAES, V.; TOQUINHO. Bossa Nova, sua história, sua gente. São Paulo: Universal: Philips, 1975 (fragmento).
O trecho da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta, possibilitando que o eu poético e o interlocutor
A) compartilhem uma visão realista sobre o amor em sintonia com o meio urbano.
B) troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade.
C) façam confidências, uma vez que não se encontram mais no Rio de Janeiro.
D) tratem pragmaticamente sobre os destinos do amor e da vida citadina.
E) aceitem as transformações ocorridas em pontos turísticos específicos.
Solução
Em Carta ao Tom 74, Vinícius de Moraes usa o formato de uma carta para relembrar o passado no Rio de Janeiro, trazendo à tona memórias de um amor perdido e a convivência na cidade em tempos anteriores. O poema evoca a saudade e destaca as transformações na paisagem urbana, como a mudança mencionada em “Nossa famosa garota nem sabia / A que ponto a cidade turvaria”. A nostalgia permeia o texto, reforçada pelo uso de tempos verbais no pretérito imperfeito, que valorizam esse passado idealizado e expressam a tristeza pelas mudanças na cidade.
Alternativa B