O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que:
A) O homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza.
B) As instituições sociais formam o homem de acordo com a sua essência natural.
C) O homem civil é um todo no corpo social, pois as instituições sociais dependem dele.
D) O homem é forçado a sair da natureza para se tornar absoluto.
E) As instituições sociais expressam a natureza humana, pois o homem é um ser político.
Solução
Rousseau argumenta que o homem natural é uma entidade completa e autônoma, vivendo em harmonia com sua própria natureza e suas relações diretas com outros semelhantes. No entanto, ao entrar na sociedade civil, o homem se torna uma unidade fracionária, cujo valor e identidade são definidos em relação ao corpo social. Rousseau acredita que as instituições sociais “desnaturam” o homem, transformando sua existência natural e absoluta em uma existência relativa, adaptada às exigências da vida social. Assim, a visão de Rousseau é que o homem civil é formado a partir do desvio de sua essência natural, à medida que é moldado pela sociedade.
Alternativa A