TEXTO I
Já existe, em nosso país, uma consciência nacional que vai introduzindo o elemento da dignidade humana em nossa legislação, e para qual a escravidão é uma verdadeira mancha. Essa consciência resulta da mistura de duas correntes diversas: o arrependimento dos descendentes de senhores e a afinidade de sofrimento dos herdeiros de escravos.
NABUCO, J. O abolicionismo. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 out. 2011 (adaptado).
TEXTO II
Joaquim Nabuco era bom de marketing. Como verdadeiro estrategista, soube trabalhar nos bastidores para impulsionar a campanha abolicionista, utilizando com maestria a imprensa de sua época. Criou repercussão internacional para a causa abolicionista, publicando em jornais estrangeiros lidos e respeitados pelas elites brasileiras. Com isso, a campanha ganhou vulto e a escravidão se tornou um constrangimento, uma vergonha nacional, caminhando assim para o seu fim.
COSTA e SILVA, P. Um abolicionista bom de marketing. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br.
Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).
Segundo Joaquim Nabuco, a solução do problema escravista no Brasil ocorreria como resultado da:
A) Evolução moral da sociedade.
B) Vontade política do Imperador.
C) Atuação isenta da Igreja Católica.
D) Ineficácia econômica do trabalho escravo.
E) Implantação nacional do movimento republicano.
Solução
Joaquim Nabuco acreditava que a solução para a escravidão no Brasil viria da evolução moral da sociedade. Ele via a crescente conscientização sobre a dignidade humana e a vergonha associada à escravidão. Para Nabuco, essa mudança moral era o principal impulso para a abolição da escravidão, mais do que fatores políticos ou econômicos.
Alternativa A