Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção”.
AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. In:
Cadernos de Ética e Filosofia Política 10. São Paulo: EdUSP, 2007 (adaptado).
À luz do texto, qual a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea?
A) O fortalecimento da sociedade civil.
B) A transparência política das ações do Estado.
C) A dissociação entre os domínios retóricos e a política.
D) O combate às práticas de distorção de informações.
E) O declínio do debate político na esfera pública.
Solução
À luz do texto, a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea é o declínio do debate político na esfera pública. A propaganda e a publicidade de massa frequentemente utilizam técnicas de coerção que podem enfraquecer a discussão crítica e o diálogo aberto, reduzindo a qualidade das deliberações políticas e a participação cidadã.
Alternativa E