Questão 42 – ENEM PPL 2011 (Caderno BRANCO)

Questão 42 – ENEM PPL 2011 (Caderno BRANCO)

Antes de tomar posse no seu cargo, ainda na Europa, Rio Branco agira no sentido de afastar o perigo imediato do Bolivian Syndicate, empresa estadunidense, e propusera a compra do território do Acre. Recusada essa ideia, propôs o Governo brasileiro a troca de territórios e ofereceu compensação, como a de favorecer, por uma estrada de ferro, o tráfego comercial pelo rio Madeira, entendendo-se diretamente com o Bolivian Syndicate.

RODRIGUES, J. H.; SEITENFUS, R. Uma História Diplomática do Brasil: 1531-1945.
 Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995 (adaptado).

O texto aborda uma das questões fronteiriças enfrentadas no período em que José da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores (1902-1912).

A estratégia de entendimento direto do Brasil com a empresa Bolivian Syndicate, que havia arrendado o Acre junto ao governo boliviano, explica-se pela

A) proteção à população indígena.

B) consolidação das guerras de conquista.

C) implementação da indústria de borracha.

D) negociação com seringueiros organizados.

E) preocupação com intervenção imperialista.

Solução

Durante a primeira metade do século XX, não apenas os territórios da África e da Ásia foram explorados, mas o imperialismo também se estendeu às Américas. No entanto, desta vez, a ameaça imperialista partia do lado oposto do Atlântico: os Estados Unidos buscavam expandir e manter seus interesses econômicos na América Latina. A razão para essa expansão era a diferença significativa na industrialização, com os países latino-americanos apresentando economias mais desenvolvidas em comparação com os países primário-exportadores de outras regiões da América.

Alternativa E

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!