O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.
ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul.2010.
Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que
A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
B) possuem base tecnológica mais elevada.
C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.
Solução
Embora a contextualização da questão mencione o G-20, o foco específico é o bloco econômico dos BRIC. Esses países emergentes são caracterizados por uma significativa concentração de renda, evidenciada pela disparidade social entre a extrema pobreza e uma elite bem estabelecida. Apesar de não se destacarem pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), eles demonstram boa produtividade e índices de crescimento elevados.
O termo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) foi criado em 2001 para se referir a um grupo de países emergentes com características econômicas promissoras para o futuro.
Alternativa A