Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio.
RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil: 2001-2005.
São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (adaptado).
A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre
A) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.
B) os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado.
C) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.
D) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas.
E) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.
Solução
O avanço da fronteira agrícola na região Sul, expandindo-se em direção ao Centro-Oeste e atualmente à região Norte, gerou conflitos entre os posseiros e os povos indígenas. Esses conflitos surgem devido à expansão das áreas cultiváveis sobre terras tradicionalmente ocupadas por indígenas. Para muitos povos indígenas, a terra está profundamente ligada a questões culturais e religiosas. Em resposta a esses conflitos, o governo criou áreas de proteção indígena e ambiental para preservar a cultura e garantir a continuidade das tradições desses povos.
Alternativa A